terça-feira, 3 de junho de 2008

Sgt Pepp ers Lonely Hearts Club Band X The piper at the gates of dawn


Sgt Peppers Lonely Hearts Club Band{The Beatles}

Eles iniciaram como The Quarry Men. Eles tentaram como Johnny and the Moondogs. Eles se apresentaram como Silver Beetles. Mas Paul McCartney, Ringo Star, George Harrison e John Lennon foram reconhecidos mundialmente como The Beatles, o maior fenômeno musical do século.
Já faziam quase 4 anos desde a histórica apresentação no Cavern Club e a banda já não era tão ingênua, nem suas canções eram tão “alegrinhas”. Aliás, era o ano de 67 e tanto Londres quanto São Francisco viviam o auge da psicodelia e do amor livre.
Foi neste contexto que os Beatles lançaram em 06/67, Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band.O álbum já começava diferente pela capa, uma montagem de fotos de personagens que iam de Aleister Crowley (mágico e místico, morava em um castelo onde hoje mora Jimmy Page) a Stuart Sutcliffe (tocou baixo com a banda no comecinho) a Bob Dylan (quem lhes ofereceu o primeiro baseado). Outro detalhe marcante do disco é a produção de George Martin, o quinto Beatle... o álbum todo tem a digital dele.Vários clássicos estão no álbum, como a faixa título (e sua reprise) e Lucy in the Sky with Diamonds. Também vale destacar Getting Better, a circense Being for the Benefit of Mr. Kite e a música cantada por Ringo, With a Little Help From my Friends. O trabalho é fechado com a balada A Day in the Life, também presente em qualquer coletânea que se preze.

Curiosidade:

Durante a gravação de Sgt. Pepper nos estúdios Abbey Road, uma banda nova gravava seu primeiro álbum, fazendo um som bem experimentalista (maluco mesmo), característica da época... o play viria a se chamar Piper at the Gates of Dawn. O líder da banda, Syd Barret. E a banda, Pink Floyd.






The piper at the gates of dawn {Pink Floyd}

O embrião do que viria a ser uma das mais influentes bandas da história foi o grupo Sigma 6, formado por Roger Waters, Rick Wright e Nick Mason, na época alunos da Faculdade de Arquitetura de Cambridge. Como é comum a toda banda iniciante, o estilo ainda não era definido, variando do rock ao folk, e as mudanças de formação eram constantes, assim como as mudanças no nome da banda (Abdabs e T-Sets). A grande virada da banda ocorreu quando se juntou a ela Roger "Syd" Barret, que havia estudado com Roger Waters na Cambridge High Scholl. Foi de Barrett a idéia do nome Pink Floyd Sound, mais tarde abreviado para Pink Floyd (o nome era uma homenagem aos blues-men Pink Anderson e Floyd Council, influências de Syd).
Syd Barrett era muito mais do que apenas músico. Movido por inspiração e LSD Syd era compositor, poeta, pintor e artista performático. Planejados e comandados por ele os shows do Pink Floyd eram muito mais do que apenas espetáculos sonoros. Usando truques simples de luz e projeção de slides o Pink Floyd entava reproduzir em palco os efeitos de viagens de ácido e segundo muitos conseguia. Os shows iniciais dirigidos a um público underground composto de poetas e ativistas políticos rapidamente chamou a atenção da indústria musical.
O Pink Floyd ajudava a inaugurar o rock experimental e cunhava o termo psicodelismo para definir o seu estilo de música.O grupo é logo contratado por uma pequena gravadora, a Thompson Records, e grava um single com as músicas Lucy Leaves e I'm a King Bee, que teve uma excelente aceitação. Os apreciadores do Floyd não eram mais apenas fãs de sua música e passavam aos poucos a ser como que seguidores de uma doutrina, seguindo a banda aonde quer que ela fosse. A EMI, que havia a poucos meses classificado o trabalho da banda de "experimental demais", rapidamente os contratou. A banda começou no estúdio Abbey Road a gravação de seu primeiro álbum. Curiosamente, no mesmo estúdio e na mesma época os Beatlesgravavam o disco Sgt Peppers. Nos corredores do estúdio foram compartilhadas drogas e opiniões musicais. Os discos resultantes, Sgt Peppers, dos Beatles, e The Pipers At Gates of Dawn, disputam entre si o título de marco da estréia do rock como obra de arte.O sucesso do disco de estréia é atribuido principalmente à mente genial de Syd Barret, responsável pelos arranjos de estrutura indefinida, cheio de nuances e completamente imprevisíveis. A linha que limitava a genialidade e a loucura de Syd Barrett porém se tornava mais tênue a cada momento. Problemas mentais provenientes de uma infância conturbada se agravaram em virtude do uso excessivo de alucinógenos e Syd Barrett começou a apresentar um comportamento algumas vezes esquizofrênico e algumas vezes alienado. A situação se agravou até o ponto em que Syd Barret não conseguia mais tocar ou compor e se limitava no palco a tocar um único acorde e olhar para um ponto perdido no espaço. Foi convidado para preencher o espaço na banda o vocalista e guitarrista David Gilmour, antigo companheiro de escola de Roger Waters e Syd Barret.
Um excepcional álbum de estréia, considerado por muitos o melhor do Pink Floyd. The Piper at Gates of Dawn divide com Sgt Peppers, dos Beatles, o título de marco inicial do rock progressivo. A genialidade a um passo da loucura de Syd Barrett se revela em letras profundas e arranjos imprevisíveis. O título do disco veio do livro "The Wind in the Willows" de Kenneth Grahame e várias letras possuem referências a este e outros clássicos da literatura inglesa. The Piper at Gates of Dawn foi uma obra tão perfeita que viria a se tornar um estorvo para o Floyd após a saída de Syd Barret, visto que os álbuns que os seguiram eram sempre comparados e considerados inferiores.


Links Downloads:Copie e cole o link na sua barra de url.

Sgt Peppers->
http://www.4shared.com/file/35747459/fbbde0cd/Sgt_Peppers_Lonely_Hearts_Club_Band-1967.html?s=1

The piper at the gates of dawn->
http://w15.easy-share.com/1700264498.html



Agora, cabe a você, decidir qual album foi mais psicodélico e influente,Sgt peppers? ou Pipper at the gates?Beatles ou pink Floyd?
A questão será discutida em uma enquete.



Nenhum comentário: